A Graduação no Karatê

terça-feira, 9 de outubro de 2007




"O homem faz a técnica, e não o contrário. É o nível técnico do praticante que valoriza sua faixa "


Na classificação de faixas coloridas, KYU significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas, DAN significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente até o 10º Dan (homenagem póstuma).


Em um plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante, e o preto se refere aos conhecimentos apurados durante anos de treinamento. No Japão, o título mais alto que uma pessoa pode obter nas artes marciais se denomina HANSHI; É um alto cargo, cujo significado transcende as habilidades físicas ou técnicas, significa mestre exemplar. Porém, nenhum título é mais conhecido que "Sensei". Mas , o que significa Sensei ? Literalmente, SENSEI significa vida prévia. Isto significa em contexto oriental, que se está ante uma pessoa com conhecimento avançado da arte e um nível de conhecimento humano elevado. Portanto, Sensei não significa somente professor de arte marcial, mas também pessoa culta, educada e de conduta irrepreensível.


O Significado do OBI (faixa) é um cinturão ou faixa que serve para manter o kimôno fechado, a faixa tem um significado simbólico. Esse aspecto simbólico são as cores. Tradicionalmente, quando alguém começa a praticar Karatê, recebe a faixa branca. Após anos de treinamento, a faixa tende a ficar cada vez mais escura, assumindo uma coloração marrom. Se continuar praticando, ela vai se tornando preta. A faixa preta significa que a pessoa esteve treinando Karatê por muitos anos. Quando o karateca realmente se dedica ao Karatê, sua faixa, após a preta ,começa a ficar branca novamente, depois de muitos outros anos. Assim se completa o ciclo.


Branco é a cor da inocência Indica quem tem a mente e o espírito "vazios", alguém que é leigo nos aspectos espirituais do Karatê-dô. Também indica que esse praticante ainda não conhece bem as técnicas do Karatê.

Marrom, é a cor da terra É a cor da solidificação. A faixa marrom indica que o praticante já se tornou competente, mas sua mente ainda é fértil.. Nesta faixa muitos desistem e param o treinamento, julgando-se aptos o suficientes e caem na mediocridade, demonstrando a fraqueza que ainda possuem.


Preto é a fusão de todas as cores. Ela indica quem passou por dificuldades e desafios necessários para superar os obstáculos encontrados nos primeiros anos de Karatê. Após tornar-se um Yudansha (faixa preta), é que realmente começa a jornada de um karateca.


Cada Karateca deveria saber que a faixa preta não é sinônimo de um prêmio, mas um objetivo e um símbolo da realização de um grande esforço dentro de um sistema de graduação.EXISTEM TRÊS TIPOS DE FAIXAS PRETAS:

1-) Existe a pessoa que por colaborar na divulgação do Karatê-dô tem o reconhecimento de seu serviço com um certificado de Faixa preta Honorário (chamado em japonês de Mey-dan ) .

2-) Existe a pessoa que é Karateka e treina regularmente, mas não possui índice técnico para ser aprovado em exame de faixas oficial, por ser muito antigo, e para evitar constrangimentos, pode receber uma faixa preta em reconhecimento ao empenho demonstrado.É o Suisen-dan (grau por antiguidade).

3-) E, por último, existe o Jitsu-Kyoku--dan, que foi aquele praticante que se submeteu a banca examinadora e foi aprovado, possuindo nível técnico e treinamento que justifica a sua graduação. IMPORTANTE: faixa preta de Karatê não é sinônimo de professor de Karatê, mas sim, de pessoa que se sacrificou o suficiente para conseguir um relativo controle de seu corpo e de sua mente.


As artes marciais provenientes do Japão e Okinawa, apresentam uma variedade de títulos e classes de graduações. O sistema atual de graduação de faixas coloridas é o mais aceito; Antes disso, muitos métodos distintos eram usados para marcar os vários níveis dos praticantes. Alguns sistemas , recorriam a três tipos de certificados para seus membros:1-SHODAN- significando que se havia adquirido o status de principiante.2-TIUDAN- significava a obtenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre.3-JODAN- A graduação mais alta. Significava o ingresso no OKUDEN (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais). Se o indivíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre , demonstrando interesse e dedicação, recebia o Menkio, a licença que permitia ensinar. Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei, Shiran, Hanshi, Renshi, Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular.


A licença definitiva que podia legar e outorgar acima do Menkio, era o certificado Kaiden, além de habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o aprendizado do sistema. O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu ( classe) e Dan (grau) , foi criado por Jigôro Kano, o fundador do Judô Kodokan. Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que são muitos os que necessitam de estímulos imediatamente depois de haver começado a praticar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser saciada por objetivos a longo prazo. No Karatê Shotokan, as faixas e côres são as seguintes: faixa branca iniciante faixa amarela 6º Kyu faixa vermelha 5º Kyu faixa laranja 4º Kyu faixa verde 3º Kyu faixa roxa 2° Kyu faixa marrom 1º Kyu faixa preta 1º DAN

 
Templates para novo blogger